Três paramédicos libaneses foram mortos e outros dois ficaram feridos, um deles gravemente, em um ataque israelense enquanto atuavam num incêndios na cidade de Faroun, no sul do país, disse o ministério da saúde do Líbano no sábado.
“As forças israelenses atacaram uma equipe da Defesa Civil Libanesa enquanto respondiam aos incêndios provocados pelos recentes ataques aéreos israelenses”, disse um comunicado do ministério, especificando que o ataque atingiu um caminhão de bombeiros.
O documento condena o episódio como um “ataque flagrante” a um aparelho estatal oficial libanês, marcando o segundo ataque desse tipo a uma equipe de emergência em menos de 12 horas.
Os militares israelenses disseram que estavam analisando o relatório.
O país havia dito anteriormente que havia realizado uma série de ataques contra lançadores de foguetes e contra a infraestrutura do Hezbollah em vários locais no sul do Líbano, depois que o grupo disparou foguetes contra o norte de Israel.
O Hezbollah emitiu um comunicado, dizendo que lançou um “esquadrão de mísseis” em resposta ao ataque de Faroun, tendo como alvo um quartel-general militar israelense, causando vítimas.
A intensidade dos combates entre o Hezbollah e Israel tem aumentado constantemente, deslocando dezenas de milhares de pessoas em ambos os lados da fronteira libanesa-israelense.