Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante na cidade de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Os agentes também cumpriram 16 mandados de busca e apreensão no município. Outro mandado de busca e apreensão também foi cumprido na cidade de Pelotas, no sul do estado gaúcho, e mais um em Florianópolis, capital de Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação teria iniciado em novembro de 2022, depois que a Receita Federal apreendeu R$ 1 milhão transportado em duas malas idênticas por uma mulher.
Na ocasião, a suspeita foi levada até a sede da PF de Jaguarão. Depois de um levantamento, a polícia descobriu que o dinheiro vinha da cidade de Uruguaiana e pertencia a um grupo criminoso que atua com tráfico internacional de drogas.
O mesmo grupo já tinha sido alvo de outra operação da Polícia Federal em 2015. Naquele ano, a apuração indicou que os criminosos traziam cocaína da Bolívia em aviões de pequeno porte e descarregavam a droga em fazendas na região do município de Uruguaiana.