A Interpol emitiu seu primeiro alerta de ‘Difusão Prateada’ para rastrear e recuperar bens do crime organizado transnacional.
A Difusão, solicitada pela Itália, busca informações sobre bens pertencentes de um integrante do alto escalão da máfia no país. Essa novidade é parte do conjunto de ‘Notificações e Difusões’ codificadas por cores da Interpol e está sendo lançada em um programa piloto que envolve 52 países e territórios, com duração até, pelo menos, novembro de 2025.
A ‘Difusão Prateada’ é, então, na prática, um outro banco de dados com informações sobre bens e valores do crime organizado. Nesse caso, da máfia italiana. O alerta é emitido aos países que fazem parte da rede internacional de polícias e tem o objetivo de encontrar o bem para apreender.
As notificações da Difusão Prateada permitem que os países membros solicitem informações sobre bens relacionados a atividades criminosas, como fraude, corrupção, tráfico de drogas, crimes ambientais e outros crimes graves. Esses bens podem incluir propriedades, veículos, contas financeiras e empresas, que podem ser usados como base para solicitações bilaterais de apreensão, confisco ou recuperação, conforme as leis nacionais.
O delegado brasileiro Valdecy Urquiza, secretário-geral da Interpol, reforça que ‘privar criminosos e suas redes dos lucros ilegais é uma das formas mais poderosas de combater o crime organizado transnacional, especialmente considerando que 99% dos bens criminais não são recuperados’. “Ao focar nos ganhos financeiros, a Interpol trabalha para desmantelar redes criminosas e reduzir seu impacto nas comunidades ao redor do mundo”, detalha.
Entenda as outras difusões da Interpol:
- Difusão Vermelha: Localizar e prender indivíduos procurados para julgamento ou cumprimento de sentença;
- Difusão Amarela: Ajudar a localizar pessoas desaparecidas ou identificar indivíduos que não podem se identificar;
- Difusão Azul: Coletar informações adicionais sobre a identidade, localização ou atividades de uma pessoa;
- Difusão Preta: Solicitar informações sobre corpos não identificados;
- Difusão Verde: Alertar sobre atividades criminosas de uma pessoa que pode representar ameaça à segurança pública;
- Difusão Laranja: Avisar sobre eventos, pessoas ou objetos que representem ameaça iminente;
- Difusão Roxa: Fornecer informações sobre modus operandi e métodos usados por criminosos