Um vídeo mostra um novo ângulo do pouso malsucedido do avião Citation 525 em Ubatuba, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (9).
O acidente resultou na morte do piloto, Paulo Sérgio Seguetto, e deixou sete pessoas feridas, sendo quatro passageiros da aeronave.
O vídeo obtido pela CNN mostra a aeronave fazendo a manobra para pausar e aterrissando. Em seguida, o avião não consegue frear, invade a rua e explode até parar na praia.
As imagens foram feitas pelo economista Rogério Prado Chaves, que estava na calçada de frente para a aeronave. Assista abaixo:
Rogério contou à CNN que caminhava na orla da praia, quando parou para tirar algumas fotos e registrar o pouso da aeronave.
“Foi uma coisa muito rápida. Só deu tempo de eu virar as costas e já veio a labareda, passando aquele vapor quente nas minhas costas”, relatou.
Ele ainda diz que escapou por pouco de um choque com o avião. “Um pouco antes de sair da pista e tocar a grama, dá para perceber que o avião vai um pouco para a direita dele. Nesse momento, percebe-se que o avião desvia de mim. Se ele vem em linha reta, não ia dar tempo nem de eu me mexer”.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), será responsável pela investigação do acidente.
O acidente
O avião decolou por volta das 9h do aeroporto de Mineiros, no interior de Goiás. O município fica localizado a cerca de 425 quilômetros de Goiânia e próximo às divisas do estado com o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
O modelo, que explodiu na praia após um pouso malsucedido, era um Citation 525. A aeronave, prefixo PR-GFS, tinha capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante e sete passageiros.
O avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo. As condições meteorológicas no momento do acidente eram degradadas, com chuva e pista molhada.
Saiba quem estava dentro da aeronave que se acidentou em Ubatuba.
“Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança”, informa a Voa, concessionária do aeroporto de Ubatuba. “As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, acrescenta. O acidente ocorreu por volta das 10h.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que a aeronave saiu da pista e explodiu, assim que entrou no mar. Algumas pessoas chegam a correr após o acidente.