A Casa Branca, o FBI e o Departamento de Segurança Doméstica disseram na quinta-feira (12) que não têm evidências de que avistamentos de drones relatados em Nova Jersey representam ameaças à segurança nacional ou à segurança, apesar das preocupações levantadas pelos legisladores.
O FBI e o DHS em um comunicado conjunto disseram “parece que muitos dos avistamentos relatados são na verdade aeronaves tripuladas, operando legalmente. Não há avistamentos de drones reportados ou confirmados em qualquer espaço aéreo restrito. “
John Kirby, porta-voz da Casa Branca, disse a um noticiário que as autoridades federais estavam investigando os avistamentos em cooperação com o estado de Nova Jersey e as forças policiais locais. A maioria dos avistamentos foi de aeronaves operando legalmente, disse ele.
“Embora não haja nenhuma atividade maliciosa conhecida, os avistamentos relatados lá, no entanto, destacam uma lacuna na autoridade”, disse Kirby.
Kirby repetiu o apelo da Casa Branca ao Congresso para que aprove uma legislação que amplie a capacidade das autoridades de identificar e combater os drones que representam uma ameaça aos aeroportos ou outras infraestruturas críticas.
A Administração Federal de Aviação disse que começou a receber relatórios de atividade de drones perto do condado de Morris, Nova Jersey, em 18 de novembro. No entanto, o governo americano não conseguiu encontrar um drone.
O Pentágono disse que uma avaliação inicial mostrou que os drones não eram de outro país. O órgão de defesa afirmou também que o exército dos EUA não os tinha abatido porque eles não representavam uma ameaça para as instalações militares.
Perguntado se o governo do presidente Joe Biden estava considerando proibir o uso de drones no espaço aéreo dos EUA, Kirby disse: “Eu não sei se estamos em uma fase agora onde estamos considerando esse tipo de opção política”.
“Tamanho de um SUV”
Cerca de seis veículos com luzes vermelhas e verdes piscando foram vistos passando sobre o condado de Delaware na Filadélfia, no subúrbio da noite de quinta-feira (12), a cerca de 16 quilômetros do aeroporto de Filadélfia, de acordo com uma testemunha da Reuters. Postagens em redes sociais de pessoas da área relataram ter visto o que eles acreditavam ser drones.
Tony Perry, prefeito de Middletown, Nova Jersey, disse à CNN na quinta-feira (12) que na semana passada houve mais de 40 drones avistados sobre sua cidade.
Ele disse que os drones são do tamanho de um SUV e voam a mais de 100 quilômetros por hora. “Não sei como alguém pode ficar sentado e dizer que não há ameaça iminente,” disse Perry.
“Eu não acho que o governo federal tenha levado a sério até hoje,” acrescentou Perry.
Perry disse que ele e outros funcionários locais foram informados em uma reunião na quarta-feira (11) pela Polícia Estadual de Nova Jersey e pelo Departamento de Segurança Doméstica (DHS) que a Guarda Costeira está patrulhando o litoral do estado procurando qualquer tipo de embarcação que possa servir como plataforma para os drones.
Kirby disse na quinta-feira (12) que a Guarda Costeira confirmou que não há “evidência de qualquer envolvimento estrangeiro por navios costeiros”
Na quarta-feira (11), senadores dos EUA que representam Nova Jersey e Nova York enviaram uma carta aos chefes do FBI, DHS e da Administração Federal de Aviação, exigindo um briefing sobre como as agências estão trabalhando para identificar e tratar os avistamentos.
A carta dos senadores Kirsten Gillibrand, Chuck Schumer, Cory Booker e Andy Kim expressou “preocupação urgente” sobre os avistamentos relatados, e pediu um briefing “o mais rápido possível.”