Pelo menos 516 pessoas já foram presas nesta quinta-feira (12) na Bahia. A Polícia Civil cumpre mandados da 14ª fase da Operação Unum Corpus em Salvador, também em cidades da região metropolitana e ainda no interior do estado.
Os alvos da operação são investigados por envolvimento com o tráfico de drogas, além de crimes contra a vida, patrimônio estupros e violência doméstica. O objetivo é combater a criminalidade no território baiano.
Algumas prisões significativas que aconteceram no decorrer do dia foram destacadas pela polícia. Em Juazeiro, as investigações resultaram na prisão de um suspeito apontado como um dos maiores distribuidores de drogas no Vale do São Francisco e em Petrolina (PE). Com ele foram encontrados 2,5 kg de cocaína, embalagens contendo maconha e outros insumos para o tráfico, uma arma de fogo artesanal calibre 9mm, munições, balanças de precisão, uma balaclava e um automóvel.
Na cidade de Casa Nova, a polícia prendeu uma suspeita investigada por dois homicídios e tráfico de drogas. Ela é acusada de envolvimento nas mortes de duas vítimas na região, sendo uma no Distrito de Santana do Sobrado, em setembro deste ano. As investigações apontam que a suspeita integrava um grupo criminoso local.
Já em Amargosa, dois suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Em uma residência no bairro Santa Rita, os policiais localizaram 35 kg de drogas enterrados em tonéis, além de duas motocicletas usadas para o transporte das substâncias e cinco mil pinos plásticos para embalar entorpecentes.
Um dos presos foi ainda um ex-presidente da Câmara Municipal de Piripá, no sudoeste da Bahia, suspeito de cometer uma tentativa de homicídio em abril de 2023.
Além das prisões, as forças de segurança também apreenderam 55 armas, 28 veículos e mais de R$ 62 mil em dinheiro. Nove medidas judiciais também foram executadas contra internos do sistema prisional suspeitos de ordenar ações criminosas externas.
Próximos passos da operação
Com a mobilização de diversas delegacias e unidades especializadas, a Operação Unum Corpus segue em andamento para cumprir novos mandados e ampliar as investigações. A expectativa é que, nas próximas horas, mais prisões sejam realizadas e outros materiais ilícitos apreendidos.