A passagem da tuneladora, conhecida popularmente como tatuzão, foi responsável pelo desmoronamento do canteiro de obras próximo à futura estação Bela Vista do metrô de São Paulo. O acidente ocorreu nesta quinta-feira (12).
A Concessionária Linha Uni, responsável pela futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, afirmou que houve um solapamento parcial do solo dentro do canteiro de obras.
A área ao redor do poço foi isolada por medida de segurança. A equipe técnica da Linha Uni avalia o ocorrido. Não houve vítimas e as obras seguem sendo conduzidas pela concessionária.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Defesa Civil foi acionada para a ocorrência e realizou uma vistoria no local. Os agentes também vistoriaram um imóvel próximo e não foi identificado riscos a estrutura.
A tuneladora ou TBM (Tunnel Boring Machine), popularmente conhecida como tatuzão, pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros.
A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Linha 6-Laranja
A Linha 6-Laranja é uma das maiores obras de infraestrutura em execução na América Latina.
O novo trecho do metrô de São Paulo, terá extensão de 15,3km de extensão e vai conectar o bairro de Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital.
A previsão é de que o primeiro trecho do ramal, entre Brasilândia e Perdizes, seja entregue no segundo semestre de 2026.
Veja as estações previstas:
- Brasilândia
- Maristela
- Itaberaba-Hospital Vila Penteado
- João Paulo I
- Freguesia do Ó
- Água Branca (acesso à linha 7-rubi da CPTM)
- Sesc Pompeia
- Perdizes
- PUC-Cardoso de Almeida
- FAAP-Pacaembu
- Higienópolis-Mackenzie (acesso à linha 4-amarela do metrô)
- 14 Bis-Saracura
- Bela Vista
- São Joaquim (acesso à linha 1-azul do metrô)