Líderes latino-americanos foram às redes sociais nesta terça-feira (10) para desejar uma boa recuperação para o presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, após sua cirurgia de emergência para drenar um sangramento no cérebro relacionado a uma queda em outubro.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, saudou o “grande líder trabalhista” e desejou-lhe força e uma boa recuperação.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, escreveu: “Desejamos rápida recuperação ao irmão Presidente do #Brasil @LulaOficial. Enviamos a você um grande abraço de #Cuba.”
Já Luis Arce, da Bolívia, afirmou: “Enviamos todo o nosso apoio e votos de rápida recuperação ao nosso querido irmão, o Presidente do Brasil, @LulaOficial, que foi submetido a uma cirurgia com sucesso nas últimas horas. Temos certeza de que a força e a determinação que sempre demonstrou o acompanharão no processo de cura. Estamos com ele em nossos pensamentos.”
Dina Boluarte, do Peru, expressou “seus melhores votos de rápida recuperação ao Presidente @LulaOficial”. Ela também enviou “um abraço fraterno e solidário” e disse que esperava reencontrar Lula em breve.
Lula segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A hemorragia intracraniana está ligada ao acidente doméstico que o presidente sofreu em 19 de outubro, quando caiu no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília.
Lula se sentiu mal ainda na segunda-feira, mas seguiu com a agenda presidencial. No fim da tarde, o presidente pediu para assessores chamarem a equipe médica e, depois, foi Hospital Sírio-Libanês de Brasília para realizar exames.
Após o diagnóstico de hemorragia (sangramento) intracraniana, Lula foi transferido para a unidade do Sírio-Libanês de São Paulo por volta das 22h. O procedimento cirúrgico durou cerca de duas horas e ocorreu conforme o esperado, segundo a equipe médica.
O presidente segue em monitoramento na UTI e deve retornar a Brasília no início da próxima semana.