À medida que os ventos aumentam no sul da Califórnia, em decorrência de fortes ventanias que atingem a cidade de Santa Ana, o recém-formado “Incêndio Franklin”, localizado a cerca de oito quilômetros ao norte da região central de Malibu, começou a se espalhar, levando a deslocamentos obrigatórias e ameaçando estruturas da cidade costeira, segundo autoridades.
O fogo já atingiu mais de 850 acres – triplicando de tamanho em apenas uma hora, afirmou o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, CalFire.
“Unidades estão no solo e no ar lutando contra um incêndio florestal em Malibu. Ordens de deslocamentos obrigatórios foram emitidas para o leste da Malibu Canyon Rd e ao sul da Piuma Rd, bem como na área de Serra Retreat”, publicou o Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles nas redes sociais.
O Serviço Nacional de Meteorologia relatou que rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h estão ocorrendo na área do Incêndio Franklin. O ar no local está muito seco, com umidade relativa atual de apenas 8%.
A área está sob alerta de ventos fortes até terça-feira (10) à tarde, com ventos podendo chegar a aproximadamente 113 km/h. As rajadas de vento devem cair para menos de 80 km/h à medida que a tarde avança, mas o ar seco permanecerá na terça e quarta-feira (11).
Condições para incêndios
O ar seco, ventos fortes e vegetação seca estão criando condições propícias para novos incêndios se espalharem fora de controle, potencialmente ameaçando vidas e propriedades.
O corpo de bombeiros relatou para a afiliada da CNN, KCAL/KCBS, que nenhuma estrutura foi danificada ainda, mas algumas foram ameaçadas.
A cidade de Malibu anunciou que ativou os Centros de Operações de Emergência e afirmou que o incêndio tem uma “rápida taxa de propagação”.
A Pepperdine University ativou o “protocolo de abrigo no local”.
“Todos os membros da comunidade no campus de Malibu são direcionados para abrigo no Tyler Campus Center ou na Payson Library. Apesar de quaisquer ordens de saída da cidade ou áreas vizinhas, a comunidade da universidade deve seguir as instruções da instituição de ensino”, declarou a universidade.
Ordens de deslocamento obrigatórias estão em vigor em comunidades próximas, mas a universidade disse que não estava saindo, e a ordem de abrigo no local é aprovada pelo corpo de bombeiros.