A nova fase da Operação Torniquete, realizada na manhã desta segunda-feira (9), causou tiroteios, carros queimados, unidades de saúde e escolas fechadas e dois mortos no Complexo da Maré.
O objetivo da ação é cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV), facção que também atua na comunidade. A Polícia Militar também participa da operação, que continua em andamento.
Os óbitos ocorreram durante confronto com os policiais. A polícia não revelou a identidade das vítimas. Além de quatro prisões, as equipes apreenderam três fuzis, uma pistola e uma granada, e dezenas de carros foram recuperados. Uma quantidade significativa de drogas também foi apreendida e ainda será pesada.
A operação, que mobilizou diversas equipes das polícias Civil e Militar, também resultou em 44 escolas fechadas ou afetadas, quatro clínicas de saúde fechadas e as principais vias do Rio de Janeiro interditadas.
Diversos moradores relataram tiros nas redes sociais. O Instituto Fogo Cruzado, que monitora ocorrências policiais no RJ, confirmou os disparos em Nova Holanda às 6h20 e na Vila do Pinheiro às 6h56.
Veja abaixo vídeos da operação desta manhã.
Participam da operação desta segunda a Delegacia de Repressão ao Roubo de Furtos de Automóveis (DRFA), Delegacia de Repressão ao Roubo de Cargas (DRFC), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da Polícia Civil, entre outras equipes.
A Polícia Militar atua com agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), do 22° Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom).