O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, expressou um otimismo cauteloso, nesta segunda-feira (9), após os acontecimentos na Síria, pedindo uma transição pacífica de poder e um processo político inclusivo liderado pela Síria.
“Este é um momento de alegria, mas também de incerteza para o povo da Síria e da região. Esperamos que haja uma transição pacífica de poder e um processo político inclusivo liderado pela Síria”, disse Rutte em um comunicado.
Rutte também enfatizou a necessidade de os líderes rebeldes sírios defenderem o Estado de Direito, protegerem os civis e respeitarem as minorias religiosas durante a transição.
Ele criticou a Rússia e o Irã, os principais apoiadores do regime de Bashar al-Assad, por seus papéis no conflito e disse que eles abandonaram Assad quando ele não atendia mais aos seus interesses.
Rutte acrescentou que Moscou e Teerã compartilhavam a responsabilidade pelos crimes cometidos contra o povo sírio.
Casa Branca diz que comando da Síria é “uma questão em aberto”
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que é “uma questão em aberto” quem está governando a Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad no fim de semana.
Kirby acrescentou que “não pode falar sobre” nenhuma comunicação direta entre os Estados Unidos e Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), o grupo rebelde designado como uma organização terrorista por Washington, mas que eles estão falando com colegas na região que podem entregar mensagens a todos os grupos rebeldes.
“Vamos, como o presidente disse ontem, explorar nossos meios de comunicação com todos esses grupos”, disse ele.
Kirby também disse que “não se trata de palavras, mas de ações” quando perguntado sobre o quanto eles confiavam no líder do HTS.
E quando perguntado sobre quem está governando a Síria esta segunda-feira (9), Kirby disse sem rodeios: “Essa é uma questão em aberto”.
“Acho que eles estão tentando resolver isso entre si, mas é uma questão em aberto. Na verdade, o próprio fato de ser uma questão em aberto, como o presidente disse, estamos em um período de incerteza aqui, então vamos trabalhar em todos os processos que pudermos”, ele continuou.