O pesquisador de Harvard e professor da UFF, Vitelio Brustolin, em entrevista ao Agora CNN deste domingo (8), analisou a recente tomada de poder por rebeldes na Síria e a consequente queda do governo de Bashar al-Assad.
Segundo o especialista, Israel desempenhou um papel crucial ao enfraquecer as defesas síria e iraniana, abrindo caminho para o grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) assumir o controle do país.
Brustolin traçou uma linha do tempo dos eventos que levaram à atual situação na Síria. “Em janeiro de 2011, havia um grupo de pessoas não atreladas a religiões, a princípio laicas, que queriam mais democracia na Síria”, explicou o professor. No entanto, em março do mesmo ano, após uma resposta violenta do regime, grupos jihadistas se uniram contra o governo de Assad.
Estratégia de Assad e alianças internacionais
O especialista destacou a estratégia adotada por Assad: “Ele combateu primeiro aqueles que eram mais moderados, os laicos, porque ele sabia que se combatesse esses, que poderiam ser uma opção válida para substituí-lo, o mundo inteiro poderia se unir contra os outros, já que os outros eram extremistas”.
Além disso, Brustolin ressaltou a importância da aliança entre Síria e Rússia. “A Rússia tem uma base, é o único porto da Rússia no mar Mediterrâneo, é o porto de Tartus”, explicou. “A Rússia também tem uma base aérea ali, então a Rússia tem um interesse estratégico na Síria”.
O professor também observou que a Rússia não questionou as guerras no Iraque ou no Líbano, mas na Síria, sim, devido à importância estratégica do país para os interesses russos na região.
“A Síria é a única base de água quente russa ali no Mediterrâneo e a força aérea russa é muito representada ali”, concluiu Brustolin, destacando a complexidade geopolítica da situação.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.