Um democrata venceu a última cadeira da Câmara dos Estados Unidos por apenas 187 votos.
O deputado republicano John Duarte admitiu sua derrota para o adversário democrata Adam Gray no 13º distrito da Califórnia, confirmou Duane Dichiara, porta-voz da campanha de Duarte, à CNN.
Todos os cinco condados deste distrito certificaram seus resultados na terça-feira (3).
Esta foi a última disputa não resolvida na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Com a vitória de Gray, os republicanos ficam com 220 cadeiras, em comparação com as 215 dos democratas. Os democratas ganharam um assento em comparação com o total que tinham antes das eleições.
A maioria republicana provavelmente ficará ainda mais apertada no início do próximo ano: o ex-deputado republicano Matt Gaetz, da Flórida, renunciou à Câmara no mês passado e não assumirá seu assento no novo Congresso. Além disso, os deputados republicanos Elise Stefanik, de Nova York, e Mike Waltz, da Flórida, deverão deixar a Câmara para ocupar cargos na administração de Donald Trump.
Se todos os três assentos ficarem vagos ao mesmo tempo, uma maioria de 217-215 significaria que os republicanos não poderiam se dar ao luxo de perder nem um único integrante em votações que necessitam do apoio de todo o partido.
EUA: Trump é o segundo presidente a vencer mandatos não consecutivos