Um homem, identificado como Jadson Pires, morreu após ser agredido por agentes da ViaMobilidade e da Guarda Civil Metropolitana na estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante. As imagens das câmeras de segurança mostram o homem sendo imobilizado e agredido pelos agentes. O caso ocorreu no dia 11 de novembro.
Em seguida, um guarda civil à paisana o chuta. Os seguranças o arrastam pelos pés para dentro da estação, onde é imobilizado. Quando ele fica inconsciente tentam reanimá-lo. Veja abaixo, nas imagens cedidas pelo Diário do Transporte à CNN:
Segundo a ViaMobilidade, Jadson chegou a estação em estado agitado e não respondia às orientações, sendo contido por agentes da Guarda Civil (GCM) e da ViaMobilidade, depois de ter invadido a linha de bloqueio por diversas vezes. Após ser contido, o homem teria sofrido um mal súbito e foi encaminhado ao hospital, onde não resistiu.
A ViaMobilidade ressaltou que o homem de camiseta preta é Agente da Guarda Civil que estava à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária.
Segundo a Polícia Civil, as imagens foram analisadas e os envolvidos foram chamados para prestar novos depoimentos.
Os laudos periciais estão sendo elaborados para determinar a causa da morte. O caso é investigado pelo 1º DP de Carapicuíba.
A ViaMobilidade comunicou por meio de nota que abriu uma sindicância interna e afastou preventivamente os agentes envolvidos, lamentando o ocorrido e negando qualquer envolvimento com a ação do guarda civil que estava à paisana.
Acrescentando que repudia qualquer forma de violência e que investe continuamente na formação de seus colaboradores para o relacionamento com o público e a segurança de seus clientes.
A CNN buscou contato com a Prefeitura de Carapicuíba, que compartilhou que não foi comunicada pela Via Mobilidade sobre o suposto envolvimento de um servidor municipal no ocorrido, no caso o Agente da CGM.
Mas ressaltaram que a Secretaria de Segurança não compactua com condutas inadequadas e solicitaram as imagens para apurar o caso.