O Procon multou a concessionária Águas do Rio em R$ 13,6 milhões devido às falhas no fornecimento de água no Rio de Janeiro, que ocorrem desde a última terça-feira (26), quando foi realizada uma manutenção no Sistema Guandu.
A Prefeitura do Rio disse que, apesar da conclusão da manutenção, a necessidade de um reparo resultou em mais de 5 dias sem abastecimento de água, o que afetou inúmeros moradores da cidade.
Após ser notificada, a Águas do Rio não apresentou defesa no prazo de 48 horas, determinado pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o que ocasionou na multa.
Além disso, a administração municipal ressaltou que o desabastecimento afetou o funcionamento de escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos e empresas.
“A ausência de informação prévia, em um momento em que a cidade enfrenta altíssimas temperaturas, só intensificaram ainda mais o problema”, explicou a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, em nota enviada pela prefeitura.
As regiões afetadas pela falta de abastecimento de água são:
- Andaraí
- Botafogo
- Centro
- Flamengo
- Gamboa
- Grajaú
- Maracanã
- Tijuca
- Santa Teresa
- Irajá
- Ilha do Governador
Procon notifica empresas de distribuição de água por carros-pipas
Na última segunda-feira (2), o Procon Carioca também notificou oito empresas para que esclareçam ao instituto, em um prazo de 48 horas, a respeito da comercialização de água em carros-pipas.
O objetivo da notificação é verificar o possível aumento abusivo de preços, quando a cidade enfrenta problemas no abastecimento de água.
Ainda de acordo com o Procon, caso seja constatada infração ao Código de Defesa do Consumidor, as empresas poderão ser multadas.
O que diz a Águas do Rio
Em nota enviada à CNN, a concessionária Águas do Rio confirmou a falta de água na cidade:
“A Águas do Rio informa que ocorrências pontuais estão impactando o fornecimento de água em alguns bairros do município. As equipes operacionais da concessionária estão atuando em reparos emergenciais de vazamentos desde ontem (02/12), no Centro e em Marechal Hermes, com isso o abastecimento está impactado nessas regiões, e na Grande Tijuca. O reparo que estava sendo realizado em Botafogo já foi concluído. No último domingo (01/12), outros serviços em andamento foram finalizados, como em Piedade, e o fornecimento de água está em processo de recuperação gradativa nessa região.”
*Sob supervisão