A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participou neste final de semana do TEDxAmazônia, evento realizado em Manaus, onde 30 palestrantes compartilharam ideias sobre a floresta tropical e a sustentabilidade. Durante sua fala, Guajajara ressaltou a relevância da Amazônia no cenário global e a responsabilidade do Brasil em liderar discussões climáticas.
“De fato, existe uma grande expectativa com a COP30 em Belém. Não só o Brasil, mas o mundo inteiro está se movimentando para estar aqui. A gente precisa utilizar toda essa curiosidade do planeta para falar da Amazônia. Sobre o que é a Amazônia”, afirmou.
A ministra destacou o papel da liderança brasileira no contexto climático: “O presidente Lula sempre falou que o mundo discute a Amazônia, agora é a hora da Amazônia falar para o mundo”. Ela também reforçou a urgência da proteção do bioma e das comunidades locais: “As pessoas vão chegar aqui e vão se sensibilizar. É realmente urgente proteger tudo que existe na região, proteger as pessoas que vivem na Amazônia”.
Guajajara alertou sobre os desafios, incluindo o negacionismo ambiental e o avanço da extrema direita, que afetam as políticas de proteção ambiental: “Infelizmente ainda há um negacionismo muito grande impregnado, que decide, ainda, sobre a opinião das pessoas. Quanto mais aumenta o negacionismo, mais aumenta também a violência e os crimes ambientais”.
Por fim, Guajajara enfatizou que o Brasil tem assumido um papel de liderança: “O avanço da extrema direita é realmente muito perigoso, e a gente vê com muita preocupação. Mas o Brasil tem assumido um papel de liderança muito forte. O presidente Lula, à frente disso tudo, tem chamado a atenção do mundo, das grandes potências, sobre o papel de assumir responsabilidades. Então, esse é o momento do Brasil assumir a liderança global no quesito mudanças climáticas”.
O TEDxAmazônia acontece em um momento estratégico para o país, com a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) marcada para Belém, em 2025, reforçando o protagonismo brasileiro no debate ambiental global.
A CNN Brasil está em Manaus para acompanhar os três dias do TEDx Amazônia, a convite do Grupo CCR, patrocinador principal desta edição.