A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta terça-feira (26), seis operações policiais, denominadas “Bad Vibes” e “Dilema das Redes”, com o objetivo de combater o abuso sexual infanto-juvenil na internet.
Em colaboração com a Delegacia de Polícia Federal de Caruaru, as ações visam reprimir o armazenamento e o compartilhamento de arquivos digitais contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes, por meio de aplicativos de troca de mensagens. As investigações tiveram início a partir de dados compartilhados pela Homeland Security Investigations (HSI), agência federal dos Estados Unidos, durante uma operação realizada na África do Sul.
Segundo a PF, as informações obtidas pelos Estados Unidos foram compartilhadas com a Polícia Federal brasileira, permitindo a identificação de aparelhos celulares em Pernambuco envolvidos no compartilhamento e armazenamento do material.
A partir da análise do material, foi possível localizar os suspeitos e cumprir as ordens judiciais expedidas. Nesta terça-feira, 40 policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão no Recife, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Olinda.
De acordo com a PF, caso as investigações confirmem a participação dos suspeitos, eles poderão ser responsabilizados pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantil com penas que variam de 1 a 10 anos de reclusão.