Líderes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, tiraram a foto oficial com os representantes dos países do bloco e convidados nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, com o Pão de Açúcar ao fundo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao local caminhando ao lado de Emmanuel Macron, presidente da França.
Na hora da foto, o chefe de Estado brasileiro ficou ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O Brasil está na Presidência do G20, enquanto a Índia presidiu o grupo em 2023, e a África do Sul assumirá o comando em 2025.
Também estavam próximos a Lula o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e Xi Jinping, presidente da China. Foi possível ver Macron e Javier Milei, presidente da Argentina, conversando e dando risada na fileira atrás de Lula.
No palanque para a foto estava escrito “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”. Essa é uma iniciativa lançada com 148 membros fundadores, sendo 82 países mais União Europeia e União Africana, além de 64 integrantes entre organizações internacionais e instituições financeiras.
Lula abriu seu discurso na primeira sessão da cúpula nesta segunda destacando que a aliança “nasceu no G20, mas será global”.
A Argentina confirmou que aderiu à iniciativa nesta segunda-feira, segundo informou o sherpa argentino no G20, Federico Pinedo, à CNN.
O Brasil celebrou a realização da “foto de família”, pois o registro não foi feito nos últimos dois anos, quando a Índia e a Indonésia presidiam o bloco.
Joe Biden ausente na foto
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, não estavam presentes para a foto.
Uma autoridade da Casa Branca pontuou que Biden perdeu a foto “devido a problemas logísticos”.
“Eles tiraram a foto antes que todos os líderes chegassem”, destacou a fonte, que destacou que a ausência não foi motivada pelo fato de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, estar no local para a foto.
Segundo apuração de Jussara Soares, analista de Política da CNN, Biden e Trudeau estavam em reunião bilateral minutos antes da foto.
Meloni chegou “no fim” da foto, ainda segundo destacaram fontes do governo brasileiro, mas não há confirmação sobre o porquê do atraso da italiana.
*com informações de Gabriela Boechat, Luciana Taddeo e Débora Bergamasco, da CNN