O vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Baku (Azerbaijão), nesta terça-feira (12).
Na reunião também esteve presente a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e outros atores da delegação brasileira. Alckmin deve discursar na cúpula às 10h30 (horário de brasília).
A expectativa é que o vice-presidente apresente as propostas brasileiras para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Com ausência do presidente Lula, Alckmin assume os compromissos brasileiros no evento e já é um dos nomes cotados para presidir a COP30, que acontecerá em Belém do Pará.
Os painéis do pavilhão brasileiro na conferência começaram nesta terça-feira, dentre os temas estão: do G20 à COP30: promovendo planos de transição confiáveis, robustos e justos e NDCs alinhadas ao 1,5 °C e Finanças sustentáveis para a transformação ecológica: o Brasil no panorama internacional.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), chegou na segunda-feira (11) a cidade de Baku, no Azerbaijão, para participar da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP29.
Na segunda, aconteceu a abertura do evento, que se se estenderá até dia 22 de novembro.
O vice-presidente terá os primeiros compromissos na COP29 nesta terça-feira (12) e deve permanecer em Baku até a próxima quinta-feira (14).
Na última sexta-feira (8), o governo brasileiro divulgou o compromisso de reduzir as emissões líquidas de gases do efeito estufa de 59% a 67% até 2035. A medida será apresentada por Alckmin no evento.
A proposta visa alcançar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO₂ equivalente até 2035.
Essa meta envolve todos os setores da economia e está alinhada ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais, mencionado no Balanço Global da COP28, em Dubai, em 2023.