O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou nesta sexta-feira (8) os ataques contra torcedores de futebol israelenses em Amsterdã, pontuando que são “desprezíveis” e disse que eles “ecoam momentos sombrios da História de quando os judeus foram perseguidos”.
Biden declarou em uma postagem no X que os EUA têm mantido contato com autoridades de Israel e da Holanda. “Devemos lutar incansavelmente contra o antissemitismo, onde quer que ele surja”, destacou.
Fãs do time de futebol israelenses Maccabi Tel Aviv foram atacados em um “grave incidente de violência em Amsterdã”, durante a noite de quinta-feira (7) e madrugada desta sexta, de acordo com autoridades holandesas e israelenses.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, se encontrou com o ministro da Justiça holandês, David van Weel, e o líder de extrema direita Geert Wilders em Amsterdã nesta sexta para discutir as agressões.
Israel também enviou dois aviões comerciais para a Holanda para repatriar centenas de torcedores de futebol após os ataques, que as autoridades descreveram como antissemitas.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel