O vice-premiê chinês, Ding Xuexiang, viajará para Baku, capital do Azerbaijão, para participar da cúpula climática COP29 na próxima semana, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, nesta sexta-feira (8).
A reunião se concentrará na questão do financiamento climático, com quase 200 países buscando discutir detalhes de um novo fundo global para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar o aquecimento global.
Ding será um representante especial do presidente Xi Jinping na cúpula de líderes na COP29, que começa na próxima segunda-feira (11), disse a porta-voz, Mao Ning, em comunicado.
Mao não informou se Xi compareceria, mas líderes de várias economias importantes já confirmaram que não irão a Baku na próxima semana, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O presidente chinês deve falar na cúpula da APEC no Peru a partir de 15 de novembro, e também comparecerá a uma reunião do Grupo dos 20 países no Brasil em 18 de novembro, informou a porta-voz.
Os Estados Unidos, entre outros, pediram à China que contribuísse para o novo fundo global, mas Pequim diz que ampliar a “base de doadores” violaria o princípio do acordo de Paris de que apenas os países mais ricos devem ser obrigados a fornecer financiamento.
“Países desenvolvidos devem cumprir seriamente suas responsabilidades de fornecer forte suporte financeiro para aqueles em desenvolvimento lidarem com as mudanças climáticas”, declarou Mao.
A China também está pedindo aos países na COP29 que se abstenham de medidas protecionistas que tornam mais caro o corte de emissões, disse em um plano de ação climática esta semana.