A rede elétrica nacional de Cuba entrou em colapso nesta quarta-feira (6) quando o furacão Rafael atingiu a costa sudoeste da ilha, com ventos de 185 km/h, que causaram estragos no país já atingido pela crise.
A operadora de rede elétrica estatal de Cuba, UNE, disse que os ventos fortes causaram o colapso do sistema elétrico do país. A televisão estatal relatou que toda a população de 10 milhões de pessoas está sem eletricidade – o segundo incidente desse tipo em menos de um mês na ilha.
“Estamos sem energia em todo o país desde aproximadamente às 15h (horário local). Estamos nos iluminando com lanternas. Temos gás, então estamos cozinhando com gás”, afirmou uma moradora.
Em Havana, as ruas estavam quase completamente escuras enquanto a chuva caía, e os moradores dependiam de lanternas e celulares para se locomover.
Alguns se aventuraram a sair, enfrentando a chuva torrencial, enquanto muitos permaneceram em suas casas, esperando os efeitos da tempestade passarem e torcendo para que a energia elétrica fosse restaurada depois que o furacão Rafael passasse.
Por que furacões e tempestades têm nome de pessoas? Entenda