Milhares de pessoas vão às urnas nesta terça-feira (5) para escolher quem irá comandar a Casa Branca pelos próximos quatro anos.
A eleição deste ano para presidente dos Estados Unidos –que é considerada uma das mais acirradas da história– é disputada pelo republicano Donald Trump e pela democrata Kamala Harris.
Trump foi presidente dos Estados Unidos entre 2016 e 2020, mas não conseguiu a reeleição depois de ter sido derrotado pelo democrata Joe Biden.
Kamala, por sua vez, é a atual vice-presidente dos EUA, tendo sido eleita em 2020 na chapa com Biden. Em julho deste ano, Biden, que seria candidato à reeleição, anunciou a desistência à corrida pela Casa Branca.
Os candidatos precisam garantir pelo menos 270 votos no Colégio Eleitoral – metade mais um – para ganhar a Presidência dos EUA. Contudo, as pesquisas mostram eles empatados nos principais estados americanos que devem definir o resultado
A última pesquisa nacional feita da CNN, conduzida pelo SSRS, mostra que Kamala e Trump possuem exatos 47% de apoio cada um entre os prováveis eleitores — nos EUA, o voto não é obrigatório, e fazer as pessoas irem às urnas é um dos principais desafios para os candidatos.
Resultados
As urnas fecham nos primeiros estados americanos a partir das 21h no horário de Brasília. A CNN projeta quem vencerá as eleições conforme os dados estiverem disponíveis
Além da Presidência, os eleitores americanos também escolherão legisladores para o Congresso, para estados e opinarão sobre algumas leis propostas nesta terça-feira.
CNN Brasil faz supercobertura ao vivo
A CNN Brasil realiza uma supercobertura da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas.
Em conexão direta com a matriz americana da CNN, e intérpretes a postos para tradução 24 horas, o conteúdo produzido nos Estados Unidos estará contemplado pela multiplataforma que compõe o ecossistema da CNN Brasil.
A maratona ao vivo 24 horas começou na segunda-feira (4), às 23h, com o programa especial “América Decide”, e se estenderá ininterruptamente até que seja proclamado o resultado das urnas.