As cédulas de votação podem se diferenciar em cada estado nas eleições dos EUA. Na capital Washington, a folha para registro do voto ainda contém o nome do ex-candidato Robert Kennedy Jr. que desistiu da corrida eleitoral em agosto, além dos principais candidatos: Donald Trump e Kamala Harris.
É possível registrar também os votos para outros cargos de níveis locais e federais, como deputados e senadores, e também para propostas de leis. As cédulas na capital norte-americana foram disponibilizadas em inglês e espanhol.
Alguns estados, como Indiana e Carolina do Norte, também escolherão seus governadores.
Na capital dos Estados Unidos, as urnas abriram às 07h (09h em Brasília) para receberem os votos.
Em um dos locais mais importantes de votação, na região central de Washington, eleitores relataram à CNN que a fila para votar estava levando cerca de 40 minutos. Somados aos quase 10 minutos para o registro do voto, todo o processo chegava a quase uma hora.
Em eleições anteriores, houve episódios em que a população furou as cédulas para registrar o voto, prática que acabou atrapalhando a leitura do escaneador, levando à recontagem.
Este ano, houve um letramento intensivo nas orientações para a hora de votar, visando evitar esses incidentes.
Veja imagens da cédula de Washington D.C.:
-
1 de 6
Cédula de votação de Washington D.C • 05/09/2024 – Reprodução/Fernanda Magnotta/CNN
-
2 de 6
Verso da cédula de votação de Washington • 05/09/2024 – Reprodução/Fernanda Magnotta/CNN
-
3 de 6
Cédula de votação de Washington D.C com informações diferentes de outro estados • 05/09/2024 – Reprodução/Fernanda Magnotta/CNN
-
-
4 de 6
Cédula de de Washington D.C • 05/09/2024 – Reprodução/Fernanda Magnotta/CNN
-
5 de 6
Estação para assinalar votos em Washington D.C • 05/09/2024 – Reprodução/Fernanda Magnotta/CNN
-
6 de 6
Igreja Presbiteriana é local de votação na região central de Washington • 05/09/2024 – Reprodução/Fernanda Magnotta/CNN
-
Com a autonomia que cada estado possui, o momento de eleições também é utilizado para consultas sobre diferentes temas.
Em Nova York, por exemplo, acontece, além da eleição para a Presidência, referendos para a definição do juiz da Suprema Corte Estadual e para a criação de políticas para o combate de desigualdades, entre outras consultas locais.
CNN Brasil faz supercobertura ao vivo
A CNN Brasil realiza uma supercobertura da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas, que acontecem nesta terça-feira, dia 5 de novembro.
Em conexão direta com a matriz americana da CNN, e intérpretes a postos para tradução 24 horas, o conteúdo produzido nos Estados Unidos estará contemplado pela multiplataforma que compõe o ecossistema da CNN Brasil.
A maratona ao vivo 24 horas começou na segunda-feira (4), às 23h, com o programa especial “América Decide”, e se estenderá ininterruptamente até que seja proclamado o resultado das urnas.
Eleições nos EUA 2024: tudo o que você precisa saber