Um ônibus municipal que transportava cerca de 40 passageiros colidiu contra a parede de uma creche, invadindo o local, no início da manhã desta sexta-feira (1), no bairrp Salgado Filho, em Belo Horizonte.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o motorista do coletivo teria perdido o freio quando descia a Rua Professor Rodrigo Agnelo Antunes, não conseguindo evitar o choque.
O ônibus atingiu a creche municipal Lar Espírita Esperança.
Os bombeiros e equipes do SAMU foram acionados para atender as vítimas. Cerca de 12 pessoas precisaram de atendimento médico e foram levadas a um hospital, mas nenhuma apresentava ferimentos graves.
Todas as vítimas estavam no veículo. Como não há aulas nesta sexta-feira (1), não houve feridos na creche.
A CNN entrou em contato a Prefeitura de Belo Horizonte e com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). Veja notas:
Nota da prefeitura
A Prefeitura de Belo Horizonte lamenta o acidente e informa que o veículo é novo, começou a rodar nessa quinta-feira (31), fez 4 viagens ontem e 2 viagens hoje. O veículo tem Autorização de Tráfego válida até 3 de novembro de 2026.
Foram socorridas pelo Samu 11 pessoas feridas no acidente, nenhuma delas em estado grave. As vítimas foram encaminhas para unidades hospitalares.
A creche, que é conveniada à Prefeitura e teve o muro atingido pelo ônibus, não tem aula hoje e estava vazia no momento do acidente.
A Secretaria Municipal de Educação vai enviar ainda hoje uma equipe de engenheiros ao local para iniciar os reparos do muro, que serão custeados pelo Município.
Técnicos da Sumob já estudam a mudança do trajeto da linha 9214, envolvida no acidente. A BHTrans vai avaliar as condições e possibilidades de melhoria para a via, que já conta com sinalização horizontal e vertical.
A PBH reforça que vai aguardar a apuração do ocorrido por parte dos órgãos de segurança e que vai cobrar providências por parte da empresa responsável pelo ônibus.
Nota da SetraBH
O SetraBH lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira e manifesta sua solidariedade a todos os passageiros afetados. A empresa está prestando total assistência às vítimas e colaborando integralmente com as autoridades para apurar as causas do incidente.
O veículo envolvido é de fabricação recente, incorporado à frota em outubro/2024, por isso, o fabricante também está participando da investigação. Paralelamente, a empresa realizará uma análise interna detalhada sobre a operação do veículo e a atuação do condutor.
O SetraBH acompanhará de perto o andamento das apurações e informa que a empresa responsável pelo ônibus adotará todas as medidas cabíveis para assegurar a prevenção de novos acidentes, reforçando assim seu compromisso com a segurança de seus passageiros e a qualidade de seus serviços.