A partir desta sexta-feira (1º) começam os treinos para o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1. Neste ano, um esquema especial foi criado para garantir a tranquilidade de pilotos, equipes e público durante o evento, que acontece entre os dias 1º e 3 de novembro.
As forças de segurança de São Paulo montaram um esquema especial, que começou na segunda-feira (28). O foco principal é o Autódromo de Interlagos, na zona Sul da capital paulista, mas o policiamento abrange também as áreas próximas.
A estratégia envolve o aumento do efetivo policial, a utilização de tecnologia de ponta, como drones e câmeras de segurança, e a instalação de bases de atendimento ao turista.
Segurança multidisciplinar
Para atender à demanda do evento, a Polícia Militar e a Polícia Civil de São Paulo uniram forças. Além do aumento do efetivo, com policiais fluentes em diferentes idiomas, a operação conta com o apoio de diversas unidades especializadas. Estarão presentes o policiamento de Choque, trânsito, comando de aviação e polícia rodoviária.
A tecnologia também desempenha um papel fundamental na operação. Drones equipados com câmeras de alta resolução sobrevoam o autódromo, transmitindo imagens em tempo real para o Centro Regional de Controle de Espaço Aéreo. As imagens das câmeras fixadas no autódromo são compartilhadas com as autoridades para monitorar qualquer atividade suspeita.
Pensando no grande número de turistas no evento, a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) instalou uma base móvel no portão 7 do autódromo. A equipe da Deatur oferece informações, auxílio e, se necessário, registra boletins de ocorrência. A delegada divisionária da Deatur, Fernanda Herbella, reforça a importância de tomar alguns cuidados, como usar bolsas coladas ao corpo e conferir os valores nas transações com comerciantes ambulantes.
O planejamento da operação começou há mais de um mês, com o objetivo de garantir a eficiência e a segurança de todos os envolvidos. Um Posto de Comando da Polícia Militar foi instalado próximo ao autódromo para monitorar o desenvolvimento do evento e coordenar as ações das equipes.