A barragem do Córrego do Sítio (CDS), que está localizada entre os municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais, em Minas Gerais, teve as sirenes do sistema de comunicação de emergência das barragens acionado por engano, na tarde deste terça-feira (29), causando pânico nos moradores do distrito de Brumal, que saíram as pressas de casa.
Em vídeos que a CNN teve acesso, mostram o desespero dos moradores e a mobilização de ambulâncias para poder atender as pessoas que chegaram a passar mal com o susto. Crianças saíram chorando de uma escola e o trânsito na saída do distrito ficou congestionado, na tentativa de deixar o local o mais rápido possível.
As barragens pertencem a mineradora AngloGold Ashanti, que confirmou o acionamento indevido das sirenes que aconteceu por volta das 14h. Por meio de nota, a empresa lamentou o acionamento equivocado das sirenes e pediu desculpas aos moradores.
“Estamos avaliando os motivos do acionamento indevido. Reforçamos que as barragens estão seguras e estáveis”, dizia um trecho da nota.
A Defesa Civil do Estado também foi acionada para auxiliar os moradores. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está não é a primeira vez que ocorre o acionamento indevido das sirenes da mineradora, em maio de 2023, o MPMG moveu uma ação contra a AngloGold por quatro acionamentos equivocados, que causaram, segundo o órgão, problemas como “distúrbios psicológicos, pânico, acidentes e lesões” entre os moradores.
Na ação, o MPMG exigia que a empresa implantasse medidas para evitar o acionamento de alarmes falsos sob a penalidade de uma multa no valor de R$500 mil por cada acionamento equivocado de sirenes da empresa. A AngloGold, entrou com um recurso ainda neste ano, questionando a decisão mas não concedido pela justiça.
Assim que tomou ciência do novo alarme falso, o MPMG contatou as autoridades competentes e instaurou procedimento para tomar as providências cabíveis, diante do descumprimento da decisão de 2023 com aplicação da multa.