Os depoimentos do júri que deve condenar os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pelas mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes serão cruciais neste julgamento deste quarta-feira (30).
Serão sete testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Por parte da defesa, duas do lado do réu confesso Ronnie e nenhuma por Élcio.
Um dos principais interrogatórios deve ser da jornalista Fernanda Chaves, ex-assessora de Marielle, que estava no carro ao lado da vereadora no momento do atentado. Ela foi a única sobrevivente. Outro, pelo lado familiar, o da mãe de Marielle, Marinete da Silva.
O delegado da Polícia Federal Guilhermo Catramby foi arrolado pela defesa de Ronnie Lessa. Esse depoimento terá como base a colaboração premiada de Lessa com a PF. Com base na delação, a PF chegou à conclusão do caso.
A expectativa das defesas de Lessa e Élcio é de que o júri pode terminar ainda nesta quarta, visto que “não tem mais o que ser discutido”, conforme noticiou a CNN. Mas há possibilidade de a sentença com as condenação ser divulgada na manhã de quinta-feira (31).
Lessa e Élcio serão ouvidos depois das testemunhas, por videoconferência. Os ex-PMs estão no presídio de Tremembé (SP) e no Complexo da Papuda (DF), respectivamente.
Confira as testemunhas:
- De acusação indicadas pelo MPRJ:
Fernanda Gonçalves Chaves: vítima sobrevivente do ataque
Ágatha Arnaus Reis: viúva de Anderson
Monica Benício: viúva de Marielle
Marinete da Silva: mãe de Marielle
Carolina Rodrigues Linhares: perita criminal
Luismar Cortelettili: agente da Polícia Civil do Rio
Carlos Alberto Paúra Júnior: agente da Polícia Civil do Rio - Testemunhas de defesa de Ronnie Lessa:
Marcelo Pasqualetti: agente federal
Guilhermo Catramby: delegado da Polícia Federal - Testemunhas de defesa de Élcio de Queiroz:
A defesa do réu não indicou testemunhas.