O presidente Lula não viajou para São Bernardo do Campo, em São Paulo, para votar neste segundo turno. Aos 79 anos, aliás, comemorados neste domingo mesmo, Lula não é obrigado a votar. É que, acima dos 70 aqui no Brasil o voto é facultativo.
Na semana passada, ele sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca.
Com isso, por recomendação médica, cancelou a viagem que faria para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, na Rússia. Exames de imagem realizados logo após a queda mostraram uma pequena hemorragia no cérebro do presidente, e a equipe médica recomendou, por precaução, evitar viagens de longa distância. Além de não votar, neste domingo, Lula também cancelou a ida a Cali, na Colômbia, onde participaria da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que ocorre até o próximo dia 1° de novembro.
Na última sexta-feira, Lula fez novos exames e, de acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, o quadro é estável. Ele está apto a exercer sua rotina de trabalho em Brasília e deverá passar por uma nova avaliação esta semana.