Após uma forte chuva atingir Belo Horizonte (MG), na noite deste sábado (26), diversas ruas na capital mineira ficaram completamente alagadas, deixando até carros submersos. Moradores também registraram queda de árvores em diversos pontos da capital.
Por conta do forte temporal, a Defesa Civil do município emitiu um alerta de forte risco geológico nas regionais oeste, nordeste, noroeste e centro-sul, que se estende até a próxima terça-feira (29).
Durante a noite, moradores de Belo Horizonte ainda gravaram imagens de vários pontos de alagamentos, além das enxurradas invadindo as calçadas e quedas de árvores atrapalhando a passagem pelas vias do município.
De acordo com o órgão, a população deve manter a atenção em relação ao grau de saturação do solo e a cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos na região.
Segundo a Climatempo, quase todo o estado de Minas Gerais enfrenta o tempo instável neste final de semana, devido a uma frente fria que avança pelo litoral do sudeste e que deve provocar instabilidade com chuva forte e risco para temporais em várias regiões.
Vários pontos de Minas Gerais já ultrapassaram a média de chuva esperada para o mês, mesmo antes de outubro terminar.
Estragos na capital
No Hospital Joao XXXIII, os fortes ventos derrubaram uma quantidade muito grande de folhas que entupiram as calhas da instituição causando inundações. Por meio de nota, a direção do Hospital João XXIII, da rede Fhemig informou que a equipe de manutenção desobstruiu as calhas, retirando quatro sacos de folhas.
“A equipe de manutenção atuou imediatamente e o problema foi resolvido na mesma noite, restabelecendo as condições adequadas de funcionamento dos setores da unidade. A limpeza será reforçada e outras estratégias de prevenção já foram acionadas, considerando o período chuvoso. Não houve prejuízo à assistência dos pacientes.”
Populares registraram o momento que a Avenida Bernardo Vasconcelos ficou completamente tonada pela água. Na Avenida Alberto Cintra, na capital mineira, um muro de cerca de cinco metros caiu sobre dois veículos que estavam estacionados. Segundo os bombeiros não houve vítimas apenas danos materiais. Os militares isolaram o local e acionaram a Defesa Civil.
Na Avenida Silva Lobo, na região oeste a força da água arrancou parte do asfalto abrindo buracos na via. A região foi a mais atingida segundo a Defesa Civil. O volume de chuva registrado na região em apenas duas horas ultrapassou o total esperado para o mês inteiro. Outras regionais também registraram índices extremamente significativos.
Triângulo Mineiro
Na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, uma caminhonete ficou ilhada com um casal e duas crianças dentro. Equipes dos bombeiros realizaram o resgate e retirram todos os passageiros do interior do veículo em segurança.
Em outra ocorrência, também na cidade de Uberaba, um carro de passeio ficou ilhado e estava sendo arrastado pela correnteza com uma vítima em seu interior. A guarnição de bombeiros realizou o resgate.
Outros três veículos também foram arrastados pelas enxurradas.
Todas as vítimas foram socorridas em segurança.
Ao todo, o 22 solicitações de ocorrências relacionadas à queda de árvores foram registradas no Sistema CAD e atendidas pelas guarnições de Bombeiros Militares, com o apoio da Defesa Civil e da Prefeitura de Uberaba.