Autoridades iranianas devem determinar a melhor forma de demonstrar o poder do Irã a Israel após o ataque israelense ao Irã duas noites atrás, segundo disse a agência de notícias oficial iraniana IRNA, citando o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, neste domingo (27).
“O mal cometido pelo regime sionista [Israel] duas noites atrás não deve ser minimizado nem exagerado”, disse Khamenei, citado pela IRNA.
No sábado, o Irã minimizou o ataque aéreo noturno de Israel contra alvos militares iranianos, dizendo que ele causou apenas danos limitados, enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, pediu a interrupção da escalada que levantou temores de uma conflagração total no Oriente Médio.
Dezenas de jatos israelenses completaram três ondas de ataques antes do amanhecer contra fábricas de mísseis e outros locais perto de Teerã e no oeste do Irã, disseram os militares israelenses.
Khamenei disse que o poder do Irã deve ser demonstrado a Israel, acrescentando que a maneira de fazê-lo deve ser “determinada pelas autoridades e que aquilo que for do melhor interesse do povo e do país deve ocorrer”.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, conversou com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, no sábado para discutir os ataques de precisão noturnos das Forças de Defesa de Israel contra alvos militares no Irã.
Austin também discutiu “as oportunidades que agora existem para usar a diplomacia para diminuir as tensões na região”, incluindo uma libertação de reféns e um acordo de cessar-fogo em Gaza, bem como um acordo no Líbano que permite que civis de ambos os lados da Linha Azul retornem em segurança para suas casas.
“O Irã não deve cometer o erro de responder aos ataques de Israel”, disse Austin ao homólogo israelense.
(Com informações de Elwely Elwelly, da Reuters; e de Liz Turrell, da CNN)