A disputa pela Casa Branca continua empatada a 11 dias das eleições, segundo a última pesquisa nacional da CNN. O levantamento, conduzido pelo SSRS, revela que 47% dos prováveis eleitores apoiam a vice-presidente Kamala Harris, e iguais 47% apoiam o ex-presidente Donald Trump.
As pesquisas da CNN revelaram uma disputa acirrada durante a curta campanha entre Kamala e Trump. Em setembro, os prováveis eleitores dividiram 48% de apoio para a democrata e 47% para o republicano, índice quase idêntico à nova pesquisa.
Além disso, um levantamento logo após o presidente Joe Biden desistir da disputa e dar seu apoio a Kamala indicou que Trump tinha 49% das intenções de voto dos eleitores registrados, contra 46% da vice-presidente.
Provavelmente, Kamala também obteve mais votos do que Trump até agora, dada a maior propensão dos democratas de votar antecipadamente ou pelo correio, de acordo com a pesquisa.
Maioria dos eleitores já se decidiu
A disputa eleitora tem sido notavelmente estável ao longo deste ano político tumultuado. A sondagem revela que 85% dos prováveis eleitores que já se decidiram dizem que sempre sabiam qual partido apoiariam nas eleições presidenciais, e apenas 15% responderam que mudaram de ideias ao longo do caminho.
Agora, um nível ainda maior de pessoas já se decidiu: apenas 2% de todos os prováveis eleitores dizem que ainda não escolheram um candidato, e outros 9% afirmam que poderiam mudar de ideias antes de votar.
Os eleitores que comentam que as suas escolhas estão definidas agora dividem 50% de apoio para Kama Harris contra 49% para Donald Trump, com apenas 1% apoiando outros candidatos.
Motivação para votar
Os eleitores que poderiam mudar de ideia pendem para o lado de Trump e são muito mais propensos do que os eleitores decididos a apoiar candidatos independentes e de partidos menores (38% apoiam Trump, 31% Kamala, 30% outra pessoa).
Eles também estão muito menos motivados para votar do que aqueles que já tomaram uma decisão.
Embora 70% dos prováveis eleitores que afirmam estarem decididos digam que estão “extremamente motivados” para votar, esse número cai para 27% entre aqueles que poderiam mudar de ideias.
Votação antecipada
A pesquisa da CNN foi realizada entre 20 e 23 de outubro, depois que a votação antecipada já estava bem encaminhada em todo o país.
A sondagem descobriu que 20% dos prováveis eleitores que dizem já ter votado se dividem em 61% de apoio para Kamala Harris e 36% para Donald Trump, enquanto aqueles que dizem eles ainda não votaram a favor de Trump, 50% a 44%.