O estado de São Paulo permanece em alerta para fortes chuvas nos próximos dias.
O ciclone extratropical e a frente fria que atingiram o Sul do país já avançaram sobre a região Sudeste. Chuvas intensas foram registradas da noite desta quinta-feira (24) até a manhã desta sexta-feira (25) em SP.
Por causa das fortes chuvas, três pessoas estão desaparecidas no estado.
Segundo a Climatempo, partes do estado sofreram com violentas rajadas de vento de mais de 100 km/h, que foram provocadas pela formação de nuvens cumulonimbus na região.
O tempo deve permanecer instável nesta sexta. A Defesa Civil estadual informou que há condições para ventos fortes de até 70 km/h na Grande São Paulo e na Baixada Santista para as próximas horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou todo estado em alerta de “Perigo” para tempestades, com chuvas de até 60 mm/h com queda de granizo e ventos de até 100 km/h. Veja o mapa de alerta abaixo.
O instituto ainda adverte para risco de quedas de árvores e alagamentos que podem causar cortes de energia elétrica. Segundo a Enel, cerca de 68 mil imóveis estão sem energia na Região Metropolitana de São Paulo, na manhã de hoje.
O Climatempo também afirma que a chuva continua no final de semana. Os acumulados previstos podem chegar até 70 mm, afetando principalmente a capital e o interior paulista.
Veja algumas recomendações do Inmet para a população:
- Não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos perto de postes de transmissão ou árvores
- Desligue aparelhos elétricos e quadros de energia, se possível
- Mantenha-se vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas