Um ciclone extratropical se aproxima da região Sul do Brasil e pode causar fortes tempestades ainda nesta quinta-feira (24).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para em tempestades em todos os estados do Sul, válidos até sexta-feira (25).
À medida que o ciclone avança em direção ao alto-mar, a frente fria deve ganhar força sobre o estado, intensificando os temporais.
O Inmet divide os avisos em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
São três alertas para tempestades emitidos para a região:
- Grande Perigo: Quase todo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até às 17h desta quinta-feira (24).
- Perigo: Nordeste do Rio Grande do Sul e quase todo o território de SC e PR, alcançando até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Válido até às 12h de sexta-feira (25).
- Perigo: Quase todo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até às 23h desta quinta-feira (24).
Veja a faixa dos alertas abaixo.
No alerta vermelho, a tempestade pode causar chuvas de mais de 100 mm/dia com queda de granizo e ventos fortes de mais de 100 km/h.
Neste caso, há um grande risco para danos em imóveis, quedas de árvores, alagamentos, estragos em plantações e cortes de energia elétrica. O aviso engloba 594 cidades, ao todo.
Nos alertas laranjas, os temporais podem causar chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Também há um risco de enchentes, quedas de árvores e interrupções de energia.
A Climatempo também emitiu um alerta de perigo para o ciclone extratropical no Sul. O fenômeno criará uma nova frente fria que vai derrubar as temperaturas na região.
A agência de meteorologia adverte que há risco de tornados e microexplosões em áreas isoladas, por causa do forte temporal.