A Polícia Federal investiga um ataque cibernético contra os sistemas informatizados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Uma operação foi deflagrada nesta quarta-feira (23) contra os responsáveis, já identificados.
As investigações são conduzidas pela Superintendência Regional do Distrito Federal. Como parte das ações, um mandado de busca e apreensão na cidade de Porto Velho (RO) foi cumprido, na casa de um dos suspeitos.
Segundo o inquérito, o ataque foi realizado por um grupo hacker que explorou uma vulnerabilidade nos sistemas da Anvisa para extrair arquivos. Apesar do incidente, a Anvisa detectou a invasão rapidamente e restaurou seus sistemas, não havendo indícios de apropriação de dados sensíveis.
De acordo com a PF, o ataque foi no final de 2020. A Anvisa foi muito atacada no período em razão das vacinas contra a Covid-19. A suspeita é de que os hacker queriam acessar os sistemas para mudar as informações das vacinas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo eletrônico e de interrupção de serviço telemática de interesse público.