O Ministério de Defesa da Rússia divulgou um vídeo nesta terça-feira (22) mostrando a implantação de lançadores de mísseis móveis Yars, que possuem capacidade nuclear.
Os operadores de mísseis estratégicos praticaram várias tarefas, incluindo manobras intensivas em rotas de patrulha de combate, informou a pasta.
Veja vídeo:
Os lançadores de mísseis balísticos Yars fazem parte das forças nucleares estratégicas da Rússia e têm um alcance de até 11 mil quilômetros – o suficiente para atingir cidades dos Estados Unidos – e são capazes de lançar múltiplas ogivas nucleares.
As tropas russas praticaram a movimentação dos mísseis em distâncias de até 100 quilômetros sob camuflagem, protegendo-se contra ataques aéreos e grupos inimigos, segundo o Ministério de Defesa russo.
O presidente Vladimir Putin declarou no mês passado que Moscou aumentou a lista de cenários em que seria necessário usar armas nucleares.
A Ucrânia acusou a Rússia de chantagem nuclear, e o novo chefe da Otan, a aliança militar ocidental, Mark Rutte, afirmou que o bloco não se deixará intimidar.
Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030