O chefe do tráfico de drogas do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, foi preso durante operação da Polícia Militar na região nesta segunda-feira (21). Segundo a PM, Misael Ferreira de Oliveira, conhecido como Misa, era foragido da justiça e possui nove anotações criminais.
Agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos Macacos e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora realizaram a operação durante a manhã.
Nas redes sociais, moradores da comunidade relataram intensa troca de tiros. A plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT), que monitora tiroteios no Rio de Janeiro, informou que disparos foram registrados nas perto do Túnel Noel Rosa por volta das 5h30 da manhã de hoje.
A Secretaria Municipal de Educação informou que sete unidades escolares foram impactadas pela operação policial.
O Morro dos Macacos sofre disputa de território entre duas facções criminosas rivais: Terceiro Comando da Capital (TCP) e Comando Vermelho (CV). Todas as outras comunidades próximas já são comandadas pelo CV, que tenta agora tomar a última favela e ter soberania total do tráfico da região.
Em agosto, cinco pessoas morreram na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, em uma das ações criminosas que envolvem a disputa.
Criminosos chegaram atirando enquanto um evento musical acontecia na praça. Cinco pessoas morreram. Um deles era o então chefe do tráfico do Morro dos Macacos, Pedro Henrique Barbosa da Conceição, de 18 anos.