O aeroporto Salgado Filho voltou a operar comercialmente nesta segunda-feira (21) após ficar fechado por cerca de cinco meses em virtude das enchentes de maio deste ano, que causaram grande estragos no Rio Grande do Sul. O clima de festa marcou reabertura do aeroporto, em Porto Alegre –o principal do estado.
Inicialmente, o terminal receberá voos de Campinas (SP), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).
A retomada das operações é gradual: na primeira etapa, a operação contou com a pista reduzida, de 1.730 metros, e o aeroporto será capaz de receber até 128 voos domésticos por dia, entre 8h e 22h. Este número representa cerca de 70% do total de voos que o aeroporto recebia antes da enchente.
A primeira aeronave comercial que chegou ao Salgado Filho após a reabertura foi um Airbus A-320 Neo da Azul. O avião, que veio de Campinas (SP), apresentou uma pintura especial em homenagem ao Rio Grande do Sul e pousou às 8h03.
Após a aterrissagem, a tripulação do voo exibiu uma bandeira do estado pelas janelas do cockpit. Pouco depois, por volta de 8h21, um Boeing 737-800 da Gol, vindo do aeroporto de Congonhas, na capital paulista, tocou o solo do aeroporto de Porto Alegre.
Às 9h34, o mesmo Airbus da Azul que pousou às 8h03 foi responsável por fazer a primeira decolagem do aeroporto após a reabertura. A aeronave teve como destino a cidade de São Paulo.