Fortes chuvas e um ciclone extratropical devem fechar o mês de outubro no Brasil, segundo a Climatempo.
A semana já começou com áreas de chuva no interior da região Sudeste e em partes do Centro-Oeste do país.
A partir desta terça-feira (23), uma grande queda da pressão atmosférica no Norte da Argentina deve gerar uma frente fria e uma ciclogênese (ciclone).
A agência de meteorologia prevê que o fenômeno atinja o Rio Grande do Sul na quinta-feira (24). Ele deve ser formado pela leve frente fria que passa pela costa gaúcha.
No dia seguinte, a massa de ar frio também deve avançar ao litoral do estado de São Paulo.
O ciclone pode alcançar uma pressão muito baixa em seu centro, com menos de 1 mil hPa (hectopascais). Centros com esse nível de pressão atmosférica podem ser perigosos, já que possuem maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes.
Veja um mapa meteorológico do Brasil na manhã desta segunda-feira (21):
Leia abaixo as previsões para cada região do país para esta semana, de acordo com o Climatempo:
Sul
A semana começou com tempo seco e a presença de ar frio, mas as pancadas de chuva devem aumentar nos três estados já nesta terça (22).
A frente fria devem causar temporais e ventania no Sul a partir de quarta-feira (23).
O risco de ventos muito fortes é alto por causa da formação de linhas de instabilidade na região e da presença do ciclone extratropical.
Sudeste
Uma frente fria se afasta do Espírito Santo nesta segunda, mas nuvens carregadas com chuva continuam espalhadas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
São Paulo é o estado que tem menos chuva hoje, após um acúmulo significativo de precipitação que deixou milhares de pessoas sem energia na região.
As condições para pancadas de chuva já aumentam amanhã no estado paulista. A partir de quarta-feira (23), o risco de temporais aumenta.
O Climatempo não descarta a possibilidade de fortes chuvas em RJ e MG no decorrer da semana, mesmo com a maior presença do Sol nos próximos dias.
Centro-Oeste
As áreas de instabilidade perdem forças no início desta semana, mas o ar quente e úmido permanece sobre a região. Ele mantém as condições para a formação de nuvens carregadas.
Pancadas de chuva com raios devem continuar nas tardes e noites em todos os estados do Centro-oeste.
No Mato Grosso do Sul, a tendência é que o risco para temporais aumente na quinta-feira (24), por causa da chegada da frente fria vindo do Sul do país.
Nordeste
Alguns estados como Bahia, Maranhão e Piauí sofrem com pancadas de chuva já no início desta semana.
Porém, a tendência é que uma massa de ar seco predomine no Nordeste, inibindo a formação de grandes nuvens e diminuindo a chance de chuvas.
A temperatura deve aumentar bastante por causa da falta de nebulosidade e da chuva. Tardes com mais de 40°C devem ser registradas em diversas áreas da região.
Norte
Uma massa de ar seco deve predominar na região ao longo desta semana. A expectativa é que pouca chuva seja registrada nos estados do Pará, Amapá e Roraima.
A maior frequência de pancadas de chuva deve ocorrer em áreas do Amazonas, Acre e em Rondônia.
Os estados do Tocantins, Pará e Roraima também podem ter tardes muito quentes, com os termômetros passando dos 40°C.