A tempestade que estava prevista para atingir o estado de São Paulo perdeu força e apresenta um “cenário bem mais ameno” na região, segundo a Defesa Civil de SP.
Em nota divulgada na manhã deste sábado (19), o órgão afirmou que os acumulados de chuva ficaram abaixo do esperado.
A rajada de vento mais forte registrada nesta sexta (18) foi de 32,5 km/h, na região de Santana, zona Norte da capital paulista. O registro foi feito por uma estação meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
O temporal apenas ganhou força nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. São Paulo permanece em alerta para chuvas e ventos intensos até este domingo (20).
De acordo com a pasta, neste sábado (19) as previsões são de condições para acumulados moderados, com chuva principalmente nos municípios que fazem divisa com Minas Gerais.
O mapa abaixo mostra como a precipitação se dissipou ao redor do estado paulista. Veja:
A Defesa Civil de SP ainda afirma que os acumulados expressivos apontados para hoje (19) também perderam força.
Inicialmente, a Defesa Civil esperava que uma chuva forte ocorresse ainda nesta sexta-feira (18) na capital paulista. Mesmo com a atualização da previsão, é esperado um volume significativo no município neste sábado (19).
De acordo com o governo estadual, o alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e por possíveis quedas de granizo em pontos isolados.