O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que suas forças estão preparadas para continuar lutando na Ucrânia até garantirem a “vitória”.
Putin destacou que as tropas russas estão ficando mais avançadas tecnologicamente no que ele classificou como uma guerra entre Moscou e a Otan, a aliança militar ocidental, que o bloco militar está travando usando tropas ucranianas.
Ele ainda pontuou que Moscou precisa garantir condições para uma paz duradoura na Ucrânia, o que, segundo ele, ajudaria a garantir os interesses de segurança de longo prazo de Moscou.
Proposta de paz Brasil-China
Em resposta à CNN Brasil, Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou que a proposta de paz de Brasil e China para a guerra na Ucrânia é “equilibrada” e que isso mostra que os países estão “agindo por si”.
Ele ressaltou que a Rússia não foi consultada pelos governos brasileiro e chinês, mesmo que o país seja “próximo” a essas nações, e que não sabe dos termos exatos do documento.
“Eu considero que, em geral, são propostas equilibradas, voltadas para a busca de uma solução pacífica”, destacou.
Reforçando que só soube do documento quando ele se tornou público, pontuou que é “uma boa fundação para tentar achar uma solução pacífica”.
*com informações da Reuters