A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) entrou com uma ação judicial coletiva contra a Enel, nesta sexta-feira (18), devido aos prejuízos causados pelo apagão que atingiu São Paulo a partir do dia 11 de outubro.
O apagão foi resultado de uma tempestade que deixou mais de 3 milhões de clientes da distribuidora sem energia na Grande São Paulo.
Segundo a ANR, em média, cerca de 13% dos estabelecimentos de alimentação foram impactados num período cinco dias, com perdas acumuladas de R$ 87 milhões na região afetada.
Restaurantes afetados pelo apagão (%)
- 1° dia – 28%
- 2° dia – 21%
- 3° dia – 9%
- 4° dia – 5%
- 5° dia – 1,3%
A associação também destacou que muitos clientes não tiveram suas reclamações atendidas e que, em algumas áreas, a energia ainda não foi totalmente restabelecida.
Na ocasião, a capital paulista registrou a maior rajada de vento desde 1995, atingindo 107,6 km/h e resultando em sete mortes.
A Enel comunicou aos clientes a possibilidade de mais chuva e fez um novo alerta de temporal com ventania em São Paulo, com previsão de ventos de até 100 km/h e precipitações que podem atingir 100 milímetros por dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A CNN entrou em contato com a Enel e aguarda retorno.