Motoristas e passageiros que transitavam na manhã desta sexta-feira (18) pela Avenida Brasil, uma das mais importantes vias expressas do Rio de Janeiro, viveram momentos de pânico durante uma perseguição a criminosos seguida de tiroteio.
Segundo a polícia, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) se deslocavam pela Avenida Brasil e, ao passarem pelo trecho de Irajá, na zona norte do Rio, perceberam que criminosos armados tentavam fugir em meio aos veículos, fechando o trânsito.
Os bandidos tentavam escapar da operação Torniquete, deflagrada pelas polícias Civil e Militar na comunidade Para Pedro, também na zona norte, com o objetivo de coibir o roubo de cargas.
Ainda de acordo com a polícia, os agentes desceram das viaturas e tentaram abordar os criminosos que atiraram contra eles. Houve um intenso confronto. Durante o tiroteio, motoristas e passageiros deixaram os veículos e deitaram no chão enquanto tentavam se proteger dos disparos.
Não há informações sobre feridos. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura (CET-Rio), o trecho da Avenida Brasil na altura de Irajá foi interditado por volta das 7h da manhã e só foi liberado ao trânsito às 8h10.
Ao final, os dois criminosos que tentavam fugir acabaram presos. Eles foram identificados como Diran Albino de Oliveira Souza, de 49 anos e Marlon da Silva de Oliveira, de 30 anos. Com eles, foram encontrados arma de fogo, cargas de drogas diversas e radiocomunicadores.
A dupla foi levada até a delegacia e agora será encaminhada ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A operação Torniquete tem o objetivo de reprimir os roubos, furtos e receptações de cargas e veículos, reduzindo os índices por meio da captura de indivíduos que atuam nessas modalidades criminosas.
Veja vídeo do tiroteio: