O exército israelense disse nesta quarta-feira (16) que matou um comandante do Hamas que liderava as operações de drones do grupo militante no norte de Gaza.
Ele disse que Mahmoud al-Mabhouh havia direcionado ataques de drones em direção ao território e às tropas israelenses.
Por mais de uma semana, o exército israelense vem realizando uma ofensiva intensa no norte do enclave palestino após lançar uma nova operação terrestre, citando sinais de reconstrução do Hamas.
As Forças de Defesa de Israel disseram que “eliminaram” 50 militantes em “encontros corpo a corpo e ataques aéreos” em Jabalya, no norte de Gaza, no último dia.
Em outro lugar, na área sul de Rafah, uma “célula terrorista armada planejando atacar as tropas das FDI foi eliminada usando drones”, disseram os militares.
A ONU alertou que Israel está efetivamente isolando o norte de Gaza e pode estar realizando uma “transferência forçada em larga escala” de civis, o que, segundo ela, equivaleria a um crime de guerra. Isso ocorre depois que Israel bloqueou toda a entrada de alimentos no norte de Gaza desde o início do mês, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos.