A probabilidade de um ataque a instalações nucleares do Irã continua baixa, mas qualquer dano potencial seria “rapidamente compensado”, disse o porta-voz da agência estatal de energia atômica Behrouz Kamalvandi nesta quarta-feira (16), de acordo com o Nournews semioficial.
Após o ataque com mísseis do Irã a Israel em 1º de outubro, houve especulações de que Israel poderia atacar as instalações nucleares do Irã, como há muito ameaça fazer.
“Sempre levamos essas ameaças a sério”, disse Kamalvandi.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse em uma declaração na terça-feira (15) que Israel ouviria os Estados Unidos, mas decidiria suas ações de acordo com seu próprio interesse nacional.
A declaração foi anexada a um artigo do Washington Post que dizia que Netanyahu havia dito ao governo do presidente Joe Biden que Israel atacaria alvos militares iranianos, não alvos nucleares ou de petróleo.
Biden disse que não apoiaria um ataque a instalações nucleares do Irã e os mercados de petróleo estão nervosos com a perspectiva de um ataque israelense contra campos de petróleo iranianos.
Kamalvandi disse à Nournews que qualquer ataque às instalações nucleares do Irã continuava improvável e que, se isso acontecesse, o dano provavelmente seria mínimo e rapidamente reparado pelo Irã.
“Nós planejamos de uma forma que, se eles cometerem qualquer estupidez, os danos seriam mínimos”, disse Kamalvandi.
O porta-voz iraniano acrescentou que o órgão de vigilância nuclear da ONU e a comunidade internacional devem condenar qualquer ameaça ou ataque às instalações nucleares.