Uma mulher, de 31 anos, morreu após ser atingida por um raio enquanto acampava em uma praia, na cidade de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus (AM), na madrugada deste domingo (13).
De acordo com a Polícia Civil, Nayara Hélida Mendes foi socorrida e levada a uma unidade hospitalar no município, mas não resistiu e faleceu.
Segundo a empresa de turismo Aventurei, uma tempestade que resultou na queda de um raio próximo ao acampamento provocou uma descarga elétrica que afetou quatro clientes e um guia.
“Por volta de meia-noite começou uma ventania muito forte, eu estava com minha barraca aberta porque o tempo estava quente, abafado, não estava sinal de que iria cair essa tempestade”, contou Sara Oliveira que também estava acampada no local no momento do ocorrido.
A atividade do acampamento foi interrompida, e os demais participantes retornaram para suas casas ainda durante a madrugada, afirmou a empresa de turismo.
“Uma das vítimas precisou ser transferida de lancha rápida de apoio para o hospital de Novo Airão. Infelizmente, mesmo após os atendimentos iniciais, foi constatado o óbito no hospital”, afirmou a Aventurei Turismo.
“Teve um raio em específico que foi ensurdecedor, logo depois que ele caiu ouvimos gritos de socorro […] eram muitos raios, clarão para todo lado”, contou Sara à CNN.
As outras quatro vítimas sofreram a descarga elétrica, mas não apresentaram danos graves, necessitando apenas atendimento médico na unidade hospitalar, afirmou a empresa em nota.
“Perguntei o que tinha acontecido, uma moça respondeu que o raio os atingiu e que a Nayara na hora caiu no chão se tremendo, estava com o pulso fraco e foi levada pra Novo Airão e que já tinha uma ambulância esperando por ela”, disse a turista.
A Aventurei Turismo disse ainda que está oferecendo todo o suporte e assistência necessários à família da vítima. […] “Nayara não foi apenas uma cliente, mas também uma amiga. Nossos sentimentos estão com seus familiares neste momento difícil”, disse a empresa.