Em razão das fortes chuvas com ventania recorde na cidade de São Paulo, na noite da última sexta-feira (11), a distribuição de água também foi afetada e dez bairros da capital registraram falta do recurso, nesta segunda-feira (14). A informação foi confirmada pela Sabesp.
Em nota, a empresa ressaltou que o temporal é responsável pela interrupção do fornecimento de eletricidade e também afeta o funcionamento de equipamentos que transportam a água para locais mais altos.
Veja as regiões afetadas:
Nesta segunda-feira (14), o fornecimento de água pode ser afetado nas seguintes regiões:
- Capital: Americanópolis, Vila Clara, parte do bairro Capão Redondo, parte do bairro Pirajussara, Jardim Mimás, Jardim Aeroporto, Jardim Antártica, Jardim Peri, Jardim Peri Alto e Jardim Santa Cruz;Cotia: Jardim Atalaia;
- Santo André: Jardim São Gabriel, Jardim Santo André, Jardim Marek, Jardim Santo Antônio de Pádua e Cidade São Jorge;
- Cajamar: Jordanésia;
- Embu das Artes: Jardim Vila Alegre;
- Mauá: Zaíra, Vila Tavares, Sítio Bela Vista, Jardim Cruzeiro, Jardim São Gabriel, Jardim Miranda D’Aviz, Jardim Paranavaí, Jardim Alto da Boa Vista, Jardim Zaíra-Macuco, Jardim Zaíra, Parque das Américas.
A Sabesp pede a colaboração dos consumidores para o uso consciente da água e, dado o sistema de abastecimento integrado, orienta aos moradores o uso consciente da água em toda a Região Metropolitana.
Como registrar ocorrência
Para registrar ocorrências ou solicitações, a Sabesp atende pela Central de Atendimento no telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp 11 3388-8000 e pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.
‘Apagão’
A Enel informou que mais de 500 mil clientes seguem sem energia na Grande São Paulo na manhã desta segunda-feira (14).
Segundo boletim atualizado das 5h40 de hoje, a companhia trabalha para restabelecer o fornecimento para 537 mil clientes impactados. Na capital paulista, cerca de 354 mil clientes ainda estão sem luz. Veja abaixo os municípios mais prejudicados até o momento:
- Cotia: 36,9 mil clientes sem energia
- Taboão da Serra: 32,7 mil sem energia
- São Bernardo do Campo: 28,1 mil sem energia
Tempestade em São Paulo
Na noite da última sexta-feira (11), o estado de São Paulo foi atingido por um forte temporal, que resultou nas mortes de sete pessoas, sendo três em Bauru, no interior; duas em Cotia, uma em Diadema – ambas cidades na região metropolitana –; e uma na capital paulista.
Ainda, segundo a Defesa Civil, foi a chuva com a maior rajada de vento já registrada na região metropolitana, com 107,6 km/h. Além disso, a ventania provocou interrupção no fornecimento de energia e água.
No último sábado (12), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá intimar a Enel para que apresente justificativas para o apagão na região metropolitana de São Paulo. A agência disse ainda que irá propor adequações no serviço da empresa.
*Sob supervisão de Bruno Laforé