O Irã informou os Estados Unidos e alguns países do Oriente Médio que retaliará qualquer novo ataque de Israel, “ao contrário de algumas notícias falsas”, disse uma fonte em Teerã com conhecimento das discussões diplomáticas à CNN neste sábado (12).
O governo do Irã tem se envolvido em esforços diplomáticos urgentes com países do Oriente Médio para avaliar se eles podem reduzir a escala da resposta de Israel ao seu ataque com mísseis no início deste mês e — se isso falhar — ajudar a proteger Teerã, disseram fontes familiarizadas com o assunto à CNN anteriormente.
Os EUA têm consultado Israel sobre como planejam responder ao ataque do Irã em 1º de outubro, e autoridades dos EUA deixaram claro que não querem que Israel tenha como alvo instalações nucleares ou campos de petróleo iranianos.
O presidente dos EUA, Joe Biden, falou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na quarta-feira, sua primeira conversa em quase dois meses, dizendo a ele que a retaliação de Israel deveria ser “proporcional”.
Os aliados dos EUA no Golfo, incluindo Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar, também expressaram preocupação aos EUA sobre um possível ataque às instalações petrolíferas iranianas, o que poderia criar impactos econômicos e ambientais negativos para toda a região, disse um diplomata árabe à CNN.
O gabinete de segurança de Israel ainda não tomou uma decisão sobre como proceder, disse uma autoridade israelense à CNN na sexta-feira.