O governo do Amazonas confirmou um caso de dengue sorotipo 3, não registrada desde 2009. O caso foi identificado pela Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).
Na quinta-feira (10), a secretaria estadual de saúde divulgou um alerta epidemiológico que pede atenção redobrada na notificação e coleta de amostras para exames. O paciente tem entre 30 e 40 anos, é de Manaus, e apresentou sintomas como febre, dores no corpo e erupções cutâneas.
O diagnóstico confirmou a presença do DENV-3 na quarta-feira (09), e o quadro de saúde do paciente é estável.
A secretaria informou ainda que intensificou a vigilância da dengue, zika e chikungunya no próximo período sazonal. A pasta ainda reforça que em caso de febre e manchas vermelhas, deve ser procurado o serviço de saúde para realização de diagnóstico e tratamento adequado. Além de relembrar que a recomendação para prevenir é a mesma, com a eliminação dos focos de água parada.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, a principal diferença do vírus DENV – tipos 1, 2, 3 e 4 – é que uma infecção não imuniza o paciente das outras e no caso da segunda infecção, a pessoa tende a apresentar a forma grave da doença.
*Sob supervisão