Policiais militares salvaram a vida de um recém-nascido após ele se engasgar com leite materno na noite de quinta-feira (10). O caso ocorreu em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador (BA). Segundo a polícia, durante rondas na região, um casal com o bebê nos braços parou a viatura em busca de ajuda.
Imediatamente, os PMs realizaram a chamada manobra de Heimlich e conseguiram reanimar a criança, que voltou a respirar.
O bebê foi estabilizado e os pais foram orientados a encaminhá-lo a uma unidade de saúde para avaliação médica, seguindo o protocolo de segurança. A criança foi atendida e, segundo informações, está bem.
O que é a manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias respiratórias em casos de asfixia. Para fazê-la em bebês, deve-se posicioná-los de bruços sobre o braço ou perna, com a cabeça voltada para baixo. Em seguida, a pessoa deve fazer cinco compressões firmes entre as escápulas, no meio das costas, para liberar o corpo estranho.
Se a criança continuar com dificuldades respiratórias, deve-se virá-la de barriga para cima e fazer cinco compressões torácicas, com dois dedos no centro do peito. Após isso, o indicado é tentar retirar o objeto da boca delicadamente. Caso não haja sucesso, é recomendado repetir as compressões até a chegada de ajuda médica.
O Ministério da Saúde alerta que a manobra deve ser realizada apenas se a criança estiver consciente.
O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em todo o Brasil, é o 192.